Entretenimento
“Manas”, de Mariana Brennand, estreia em Belém com olhar sensível sobre abusos contra mulheres no Marajó
O aguardado longa-metragem “Manas”, dirigido por Mariana Brennand, estreia nesta quinta-feira (15), às 20h, na sala de cinema mais charmosa de Belém. A programação da noite inclui ainda a já consagrada dobradinha de sucesso com os filmes “Homem Com H” e “Pecadores”.
Após sua estreia mundial na 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza, onde conquistou o prêmio de Melhor Direção, “Manas” já acumula 20 prêmios em festivais internacionais. A ideia para o filme nasceu de uma conversa entre a diretora e a cantora paraense Fafá de Belém, seguida de uma pesquisa aprofundada que levou cerca de 10 anos para ser concluída.
A obra retrata com sensibilidade e realismo a dura realidade do abuso sexual contra mulheres na região do Marajó, no Pará. A trama acompanha Marcielle (interpretada por Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que cresce em um ambiente marcado por violência e abusos, convivendo com seu pai Marcílio (Rômulo Braga), sua mãe Danielle (Fátima Macedo) e seus três irmãos. O elenco conta ainda com a participação especial de Dira Paes, no papel da delegada Aretha.
O enredo se intensifica quando Marcielle, amadurecendo precocemente, passa a enxergar com mais clareza as limitações e sofrimentos impostos à sua família, especialmente às mulheres. Preocupada com a irmã mais nova e ciente da falta de perspectivas para o futuro, a jovem decide enfrentar a engrenagem violenta que domina sua família e a comunidade onde vive.