Política
Senador Beto Faro (PT-PA) tem mandato cassado pelo TRE do Pará
Tribunal concluiu, por 5 votos a 2, que o parlamentar participou de esquema de compra de votos nas eleições de 2022.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu, na noite da última terça-feira (20), pela cassação do mandato do senador José Roberto Oliveira Faro, mais conhecido como Beto Faro (PT-PA). Ele foi eleito nas eleições de 2022 e agora perde o cargo após ser acusado de envolvimento em um esquema de compra de votos.
A decisão foi tomada por 5 votos a 2, acompanhando o voto do relator do processo. Votaram pela cassação os juízes Marcus Alan, Ezilda Mutran, Airton Portela, Rosa Navegantes e José Maria do Rosário. Foram contrários os juízes Marcelo Guedes e Anete Penna de Carvalho.
De acordo com o Ministério Público do Pará (MPPA), o esquema envolvia a promessa de um bônus em tíquetes de alimentação a funcionários de uma empresa prestadora de serviços ao governo estadual, como forma de influenciar votos em favor de Beto Faro.
A defesa do senador pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, o parlamentar ou sua equipe não se manifestaram oficialmente sobre o resultado do julgamento.